Modelos Matemáticos para Otimização do Tráfego Urbano Semaforizado

Authors

  • Marcelo Lacortt Universidade de Passo Fundo, RS,BR
  • Moacir Kripka Universidade de Passo Fundo, RS,BR
  • Rosana Maria Luvezute Kripka Universidade de Passo Fundo, RS,BR

DOI:

https://doi.org/10.5540/tema.2013.014.03.0359

Abstract

Apresentam-se dois modelos matemáticos de otimização os quais, considerandoos dados do trânsito da região que se pretende otimizar, possibilitam fornecertempos de verde que visam minimizar o tempo de percurso veicular. Tambémsão apresentados os resultados computacionais obtidos com a investigação dessesmodelos em um estudo realizado na região central da cidade de Passo Fundo, RS.Os resultados apontam para uma melhora signicativa no uxo veicular, dandorespaldo a um possível emprego destes modelos em situação real.

Palavras-chave. Trânsito, Otimização Combinatória,Programação Semafórica.

Author Biographies

Marcelo Lacortt, Universidade de Passo Fundo, RS,BR

Instituto de Ciências Exatas e Geociências da UPF

Área da Matemática

Moacir Kripka, Universidade de Passo Fundo, RS,BR

Faculdade de Engenharia e Arquitetura

Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Engenharia Civil

Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade de Passo Fundo, RS,BR

Instituto de Ciências Exatas e Geociências da UPF

Área da Matemática

References

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Published

2013-11-24

How to Cite

Lacortt, M., Kripka, M., & Kripka, R. M. L. (2013). Modelos Matemáticos para Otimização do Tráfego Urbano Semaforizado. Trends in Computational and Applied Mathematics, 14(3), 359–372. https://doi.org/10.5540/tema.2013.014.03.0359

Issue

Section

Original Article