Análise de Características Empreendedoras Utilizando Sistemas Baseados em Regras Fuzzy
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2010.011.02.0133Resumo
Neste trabalho apresentaremos um modelo que classifica pessoas quanto à sua aptidão para o empreendedorismo. Dado o caráter subjetivo deste tipo de classificação, utilizaremos no modelo uma ferramenta matemática chamada Sistema Baseado em Regras Fuzzy. A montagem das regras será feita a partir de dados do Sebrae e ao final apresentaremos um programa no qual o usuário entra com seus dados e tem como saída um diagnóstico sobre sua aptidão para o empreendedorismo.Referências
[1] L.C. Barros, R.C. Bassanezi, “Tópicos de Lógica Fuzzy e Biomatemática”, Coleção IMECC - Textos Didáticos, vol. 5, IMECC-UNICAMP, Campinas/SP, 2006.
[2] D.P. Bellucci, “Sistemas Baseados em Regras Fuzzy e Aplicações”, Dissertação de Mestrado, UFABC, 2009.
[3] P.D.P. Carneiro, “Metodologia Fuzzy Aplicada para Predição do Comportamento Empreendedor”, Dissertação de Mestrado, Ibmec, 2008.
[4] W. Pedrycz, F. Gomide, “Fuzzy Systems Engineering: Toward Human-Centric Computing”, IEEE, Wiley-Interscience, 2007.
[5] M.R. Veit, C.G. Filho, “O Perfil do Potencial Empreendedor e o Impacto no Desempenho do Negócio”, Dissertação de Mestrado, FUMEC, 2006.
[6] L.A. Zadeh, “Fuzzy Sets, Fuzzy Logic, and Fuzzy Systems: Selected Papers by Lotfi A. Zadeh”, World Scientific Publishing Company, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.