Uso de Rede Neural Percéptron Multi-Camadas na Classificação de Patologias Cardíacas
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2008.09.02.0255Resumo
As doenças cardiovasculares têm sido a maior causa de morte por doença em todo o território nacional. Atualmente, uma das grandes aliadas para a realização de estudo da fisiopatologia de sistemas biológicos no campo das doenças do coração é a técnica conhecida como Variabilidade da Freqüência Cardíaca (HRV). Porém, a HRV apresenta comportamento complexo, o que dificulta a identificação de padrões de doenças específicas. Neste trabalho, utilizamos como diagnóstico dos dados de HRV medidas de complexidade determinadas por meio da Análise de Quantificação de Recorrências (RQA). A classificação dos dados em grupos de patologias é realizada com o uso de redes neurais artificiais do tipo Percéptron de Múltiplas Camadas (MLP). Apresentamos, também, uma discussão sobre as formas e estruturas das redes neurais necessárias para a classificação destes dados.Referências
[1] G.S. Everton, “Caracteriza¸c˜ao de Sistemas Dinˆamicos Atrav´es de Gr´aficos de Recorrˆencia”, Disserta¸c˜ao de mestrado, UFPR, 2008.
A.C. Guyton, J.E. Hall, “Fisiologia Humana e Mecanismos das Doen¸cas”, Ed. Guanabara Koogan, 1998.
S. Haykin, “Redes Neurais: Princ´ıpios e Pr´atica”, Bookman, 2001.
N. Marwan, N. Wessel, U. Meyerfeldt, A. Schirdewan, J. Kurths, Recurrence plot based measures of complexity and its application to heart rate variability data, Phys. Rev. E, 66, No. 2 (2002), 0267-0282.
N. Marwan et al., Recurrence plots for the analysis of complex systems, Physics Reports, 438, (2007), 237-329.
U. Rajendra Acharay et al., Heart rate variability: a review, Med. Bio. Eng. Comput., 44 (2006), 1031-1051.
C.L. Webber Jr., J.P. Zbilut, Dynamical assessment of physiological systems and states using recurrence plot strategies, J. Appl. Physiol., 76, No. 2 (1994), 965-973.
J.P. Zbilut, C.L. Webber Jr., Embeddings and delays as derived from quantification of recurrence plots, Phys. Lett. A, 171, No. 3-4 (1992), 199-203.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.