Modelos de crescimento exponencial, logístico e Gompertz: Uma revisão teórica e aplicação a dados da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5540/tcam.2025.026.e01837Palavras-chave:
Modelo Exponencial, Modelo Logístico, Modelo de Gompertz, Ponto de Inflexão, Modelagem Estatística, EstimaçãoResumo
O cenário pandêmico causado pelo coronavírus SARS-CoV-2 fez aumentar o interesse e a divulgação de modelos matemáticos capazes de projetar a evolução do número de casos (e/ou mortes) devido a COVID-19, em países, estados e/ou cidades. Em muitos artigos, o número acumulado de casos é modelado por um modelo de crescimento não-linear, tal como, o modelo exponencial, logístico ou de Gompertz. Motivados por este fato, neste artigo, apresentamos uma revisão detalhada sobre estes três modelos de crescimento. Iniciamos com a obtenção da expressão matemática do modelo exponencial utilizando um exemplo simples de divisão celular. A partir do modelo exponencial, apresentamos em detalhes o desenvolvimento matemático para obtenção das expressões dos modelos logístico e de Gompertz; e como obter as coordenadas do ponto de inflexão deste dois modelos. Apresentado a revisão, ilustramos o uso destes três modelos na modelagem do número acumulado de mortes por COVID-19 registradas no estado de São Paulo no período de 17/03/2020 a 30/04/2021. Nesta modelagem, apresentamos um critério para o ajuste de um modelo por partes haja vista que os valores registrado apresentam um comportamento heterogêneo ao longo do tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A. S. Guimarães, M. I. C. M. Rossi, W. A. O. Soler, E. F. Saraiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.