Método de Posicionamento Relativo por Satélite GPS com Correção do Efeito do Multicaminho em Estações de Referência: Formulação Matemática, Resultados e Análises
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2008.09.01.0133Resumo
O efeito do multicaminho afeta diretamente as observáveis do GPS, degradando o posicionamento. Quando se realiza o posicionamento pelo método relativo e a estação de referência GPS está afetada pelo multicaminho, os erros são propagados para a estação a ser determinada. Logo, apresenta-se algumas características mais relevantes desse efeito, bem como uma metodologia para a detecção do mesmo diretamente nas observações de fase e pseudodistância em estações de referência.Referências
[1] C. Gemael, “Introdução ao Ajustamento de Observação: Aplicação Geodésica”,
Ed. UFPR, Curitiba, 1994.
A. Leica, “GPS Satellite Surveying”, ed. 3, John Wiley & Sons, Canada, 2004.
J.F.G. Monico, “Posicionamento pelo NAVSTAR - GPS: Descrição, Fundamentos e Aplicações”, UNESP, São Paulo, 2000.
G. Seeber, “Satellite Geodesy: Foundations, Methods, and Applications”, Walter de Gruyter, Berlin, New York, 2003.
E.M. Souza, “Efeito de Multicaminho de Alta Frequˆencia no Posicionamento Relativo GPS Estático: Detecção e atenuação utilizando wavelets”, Dissertação (Mestrado em Ciências Cartográficas), UNESP/FCT, Presidente Prudente, 2004.
P.J.G. Teunissen, “Quality Control and GPS”. In: P.J.G. Teunissen; A. Kleuberg, GPS for Geodesy, 2 ed., Springer Verlage, Berlin, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.