Um Modelo Matemático Discreto para a Dispersão da Leptospirose em uma População de Ratos
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2008.09.01.0155Resumo
Neste trabalho, propomos um modelo matemático para descrever a dinâmica de uma epidemia de leptospirose em uma população de ratos. O objetivo é estudar o comportamento das soluções com relação a questões essenciais no estudo de uma epidemia, tais como velocidade de propagação e o seu padrão de espalhamento espacial. Consideramos um modelo SI discreto espacialmente estruturado como um reticulado bidimensional de coordenadas inteiras. Em cada vértice desse reticulado, a população será classificada em dois estados: suscetíveis e infectados. O modelo prevê soluções estáveis, periódicas e caóticas.Referências
[1] L.J.S. Allen, Some Discrete-Time SI, SIR, and SIS Epidemic Models, Mathematical Biosciences, 124 (1994), 83-105.
S.M.H. Centenaro, “Um Modelo Matemático Discreto para a Dispersão da Leptospirose em uma População de Ratos”, Dissertação de Mestrado, DEFEMUNIJUÍ, Ijuí, RS, 2007.
C.D. De Paula, “Dinâmica Populacional da Leptospirose em Capivaras (Hydrochaeris hydrochaeris) de Vida Livre”, Dissertação de Mestrado, Depto. de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, USP, São Paulo, SP, 2003.
L. Edelstein-Keshet, “Mathematical Models in Biology”, Random House, New York, 1988.
M.P. Hassell, H.N. Comins, R.M. May, Spatial structure and chaos in insect population dynamics, Nature, 353, (1991), 255-258.
E.E. Holmes, Basic Epidemiological Concepts in a Spatial Context. In “Spatial Ecology: The Role of Space in Population Dynamics and Interspecific Interactions” (D. Tilman, P. Kareiva, eds.) pp. 111-136, Princeton University Press, Princeton, 1997.
N. Shigesada, K. Kawasaki, “Biological Invasions: Theory and Practice”, Oxford University Press, 1997.
R.V. Sol´e, J. Bascompte, “Self-Organization in Complex Ecosystems”, Princeton University Press, Princeton, 2006.
W.S. Tassinari, D.C.P. Pellegrini, P.C. Sabroza, M.S. Carvalho, Distribui¸c˜ao espacial da leptospirose no munic´ıpio do Rio de Janeiro, Brasil, ao longo dos anos de 1996-1999, Cadernos de Sa´ude P´ublica, 20, No. 6 (2004), 1721-1729.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.