Otimização de Redes de Distribuição de Água com Estaçõoes de Bombeamento
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2007.08.03.0391Resumo
Neste artigo, apresentamos um novo método para a otimização de redes de distribuição de água com estaçõoes de bombeamento. O método é uma adaptação do algoritmo de Hansen, Madsen e Nielsen [Math. Programming, 52 (1991), 45-58]. Nele, o problema n˜ao linear inteiro original é aproximado, a cada iteração, por um problema de programação linear com regi˜ao de confian¸ca em forma de caixa. Os valores reais assim obtidos s˜ao convertidos para soluçõoes inteiras adjacentes, garantindo-se que as restriçõoes sejam satisfeitas. Os resultados numéricos indicam que o algoritmo é eficiente.Referências
[1] P.R. Bhave, “Analysis of Flow in Water Distribution Networks”, Technomic, Lancaster, 1991.
C.T. Hansen, K. Madsen, H.B. Nielsen, Optimization of pipe networks, Math. Programming, 52 (1991), 45-58.
A. Kessler, U. Shamir, Decomposition technique for optimal design of water supply networks, Engineering Optimization, 17 (1991), 1-19.
D.A. Savic, G.A. Walters, Genetic algorithms for least-cost design of water distribution networks, Journal of Water Resources Planning and Management, ASCE, 123 (1997), 67-77.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.