Zeros dos Polinômios Característicos dos Métodos BDF
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2007.08.01.0093Resumo
O estudo da estabilidade de métodos numéricos possui um grande potencial em pesquisa. Como a análise da estabilidade está relacionada aos zeros do polinômio característico do método, é importante determinar o comportamento de tais zeros. Através de testes numéricos é possível verificar facilmente que os zeros dos polinômios característicos dos métodos BDF são distintos (para K fixo). Mas a prova da validade deste resultado para toda a família dos métodos, nunca feita anteriormente, será apresentada neste trabalho com o uso das order stars, que são conjuntos que definem uma partição no plano complexo.Referências
A. Iserles, S.P. Nørsett, A proof of the first Dahlquist barrier by order stars, BIT, 24 (1984), 529-537.
A. Iserles, S.P. Nørsett,“Order Stars”, Chapman and Hall, London, 1991.
R. Jeltsch, A0−stability and stiff stability of Brown´s multistep multiderivative methods, Numer. Math. 32 (1979), 167-181.
M. Meneguette Jr., “Multistep Multiderivative Methods and Related Topics”, Tese de Doutorado, Oxford, UK, 1987.
G. Wanner, E. Hairer, S.P. Nørsett, Order stars and stability theorems, BIT, 18 (1978), 475-489.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.