O Processo de Otimização Ant System com Redução no Raio de Busca
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2006.07.01.0159Resumo
Este artigo apresenta um processo heurístico de otimização para funções reais, que simula o comportamento de uma espécie de formiga à procura de alimentos, processo conhecido como Ant Colony Optimization (ACO) ou Ant System (AS). Esta espécie de formiga é caracterizada por uma estratégia de caça onde cada indivíduo demarca pequenas regiões de busca em torno da colônia, de modo a cobrir todo o espaço em torno da mesma. Além disso, a colônia é mudada periodicamente de lugar à medida que o alimento se torna escasso, o que significa que a pesquisa é feita tanto local quanto globalmente na região que cerca tal colônia. Em experimentos realizados com algumas funções reais clássicas utilizadas para testes o algoritmo mostrou um excelente desempenho fornecendo sempre uma solução idêntica ou melhor do que a solução obtida por outros algoritmos similares.Referências
[1] M. Monmarché, G. Venturini e M Slimane, On How the Ants Pachycondyla apicalis Are Suggesting a New Search Algorithm, Laboratoire d’Informatique, Université de Tours, France, Internal Repport 214, E3i January 1999, 17p.
M. Dorigo e M.G. Luca, Ant Colony for the Traveling Salesman Problem BioSystem 1997, 10p.
A. de Vicente, “Um Modelo Matemático para a Estruturação de um Sistema de Produção Agrícola Integrado”, Tese de Doutorado, UFSC 1999, 118p.
M. Wodrich, “An Empirical Investigation into an Ant Colony Metaphor for Continuous Function Optimisation”, Undergraduate thesis,The Department of Electrical and Electronic Engineering, University of Cape Town, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.