A Equação da Onda-imagem para Remigração na Profundidade em Meios Elipticamente Anisotrópicos
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2005.06.02.0187Resumo
A imagem de um refletor sísmico muda de posição na profundidade quando remigrada sob variação do modelo de velocidade. Esta “propagação” pode ser descrita por meio de uma equação diferencial parcial de segunda ordem semelhante à equação da onda acústica. Neste trabalho, levamos a dedução desta chamada equação da onda-imagem para meios elipticamente isotrópicos, utilizando as propriedades geométricas do problema da remigração sísmica. Como no caso isotrópico, a dedução utiliza uma metodologia que aplica a teoria dos raios padrão em ordem reverse. O objetivo é a construção de imagens do subsolo que correspondem a diferentes graus de anisotropia do meio, utilizando a propagação da imagem ao invés de múltiplas migrações.Referências
[1] V. ˇ Cerven´y, “Seismic Ray Theory”, Cambridge University Press, Cambridge, 2001.
S.B. Fomel, Method of velocity continuation in the problem of seismic time migration, Russian Geology and Geophysics, 35, No. 5 (1994), 100-111.
K. Helbig, Elliptical anisotropy—its significance and meaning, Geophysics, 48 (1983), 825-832.
P. Hubral, M. Tygel e J. Schleicher, Seismic Image Waves, Geophys. J. Internat., 125 (1996), 431-442.
P. Hubral, J. Schleicher e M. Tygel, A unified aproach to seismic reflection imaging – Part I: Basic Concepts, Geophysics, 61 (1996), 742-758.
M.S. Jaya, “Imaging Reflection Seismic Data Using the Method of Velocity Continuation”, Tese de Doutorado, Universit¨at Karlsruhe, Karlsruhe, Alemanha, 1997.
C. Vanelle, A tutorial on elliptical anisotropy, Annual WIT Report., 6 (2002), 267-275.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.