Variações do Método de Máxima Descida em Otimização Irrestrita
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2005.06.02.0285Resumo
Neste trabalho propomos um novo algoritmo para otimização irrestrita onde a direção resulta de uma combinação linear das direções de máxima descida das duas iterações anteriores e os parâmetros que compõem esta combinação são os passos de Barzilai e Borwein nas versões direta e inversa. Algumas formas de realizar o controle de passo são também propostas e analisadas. Um único algoritmo resultante da nova direção com a melhor opção para controle de passo é testado com algoritmos clássicos para otimização irrestrita na resolução de um conjunto de problemas de quadrados mínimos. A ferramenta empregada no processo de comparação é o perfil de desempenho (performance profile) através da qual comprovamos o bom desempenho do método proposto frente aos demais processos que usam apenas informações de primeira ordem.Referências
[1] J. Barzilai e J.M. Borwein, Two–point step size gradient methods, IMA Journal of Numerical Analysis, 8 (1988), 141-148.
M.S. Bazaraa e C.M. Shetty, “Nonlinear Programming - Theory and Algorithms”, Jonh Wiley and Sons, 1979.
E.D. Dolan e J.J.Moré, Benchmarking optimization software with performance profile, Math. Program., ser. A91 (2002), 201-213.
A. Friedlander, “Elementos de Programação Não Linear”, Ed. Unicamp, 1994. [5] J.J. Moré, B.S. Garbow e K.E. Hillstrom, Testing unconstrained optimization software, ACM Transactions on Mathematical Software, 7 (1981), 17-41.
D. Hanselman e B. Littlefield, “MatLab 6”, Prentice Hall, 2003.
G. Strang, “Linear Algebra and its Applications”, Harcourt Brace Jovanovich, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.