Equação Constitutiva para Corpos Elásticos
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2005.06.02.0295Resumo
Neste trabalho apresentaremos uma relação constitutiva não linear para os materiais elásticos dentro de um regime de deformações pequenas, relação esta que é uma extensão natural da Lei de Hooke. Estamos apresentando, aqui, uma outra maneira de ver a referida Lei. Usaremos frequentemente a convenção de somatório para simplificar expressões que envolvam somatório com respeito a repetição de indices.Referências
[1] M.E. Gurtin, “An Introduction to Continuum Mechanics”, Academic Press 1981.
M.E. Gurtin, The linear theory of elasticity, em “Handbuch der Physik” (S. Fl¨ugge, ed.), Vol. VI a/2, pp. 1-295, Springer-Verlag, Berlin and New York, 1972.
J. da Silva,“O Princípio de Saint-Venant em Elasticidade Não Linear”, Tese de Doutorado, IM/UFRJ, 2002.
I-S. Liu, “Continuum Mechanics”, Springer, Berlin-Heidelberg, 2002.
S.P. Timoshenko e J.N. Goodier, “Theory of elasticity”, McGraw-Hill Company, 1970.
C. Truesdel, “History of Classical Mechanics”, Die Natur. 63, Part I 53-62; Part II 119-130, Springer Verlag, 1976.
C. Truesdel, “A First Course in Rational Continuum Mechanics”, Academic Press, New York, 1977.
P. Villaggio, “Qualitative Methods in Elasticity”, Noordhoff Intern. Publishing, Leyden-Pisa, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.