Cálculo dos Fatores de Intensidade de Tensão de uma Trinca Elíptica-hiperbólica Homofocal através do Método de Transformação Conforme
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2005.06.02.0305Resumo
Neste trabalho calculam-se os fatores de intensidade de tensão de uma trinca interna elíptica-hiperbólica homofocal. Tal problema foi investigado à luz dos conceitos da teoria da elasticidade e da mecânica da fratura através da análise complexa onde a transformação conforme (a trinca foi transformada em um ciclo unitário) e a integral de valor principal de Cauchy são envolvidas. Os resultados foram comparados com outros já obtidos numericamente. As fórmulas encontradas por este trabalho podem ser utilizadas como referências para determinar rapidamente os fatores de intensidade de tensão das trincas emitidas de uma elipse ou um ciclo.Referências
[1] T.L. Anderson, “Fracture Mechanics: Fundamentals and Applications”, 2th ed., CRC Press, 1994.
N.I. Muskhelishvili, “Some Basic Problems of the Mathematical Theory of Elasticy”, Noordhoof International, Leyden, 1953.
J.C. Newman, An improved method of collocation for the stress analysis of cracked plates with various shaped boundaries, NASA, TN-D6376 (1971).
W.C. Qian e K.Y. Ye, “Mecânica da Elasticidade”, Científica, Pequim, 1954.
H. Tada, P.C. Paris e G.R. Irwin, “The Stress Analysis of Cracks Handbook”, Del Research Corp., Hellertown, Pa, 1973.
S.P. Timoshenko e J.N. Goodier, “Teoria da Elasticidade”, Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.