Aplicação do Método de Integração-spline para Resolver Equações da Cinética Química
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2003.04.03.0313Resumo
No trabalho consideram-se as equações da cinética química detalhada, que são as equações diferenciais ordinárias, complexas e rígidas. Na sua resolução, já é utilizado, há dezenas de anos, o -método com transformações em equações algébricas e aplicação do método de Newton-Raphson. Neste trabalho, ao invés do -método, é proposto o método de integração-spline por polinômios sem correção (SK) e com correção (CK). São apresentados os seus esquemas de resolução e as simulações numéricas para o meio reagente “H2 + O2”. A análise comparativa mostra que o método de integração-spline (na versão CK) é pelo menos duas vezes mais econômico do que o -método. Mas, o esquema SK nos grandes intervalos de integração gera oscilações, resultando, então, um aumento do volume computacional.Referências
[1] C.W. Gear, DIFSUB for Solution of Ordinary Differencial Equations, Communication of ACM, 14, No 3, (1971), 185-190.
R.J. Kee, F.M. Rupley e J.A. Miller, “CHEMKIN-II: A Fortran Chemical Kinetics Package for the Analysis of Gas Phase Chemical Kinetics”, Supersedes SAND89-8009, 1989.
V.G. Krioukov, V.I. Naoumov, A.V. Diomin, A.L. Abdulline e T.V. Trinos, “Combustão e Escoamento nas Unidades das Instalações Energéticas: Modelagem, Energética, Ecologia”, Janus, Moscou, 1997.
V.G. Krioukov et al, “Modelagem Matemática para a Emissão de Poluentes”, Anais do COBEM-CIDIM/95, Belo Horizonte, 1995.
K.K. Kuo, “Principles of Combustion”, John Wiley & Sons, Singapure, 1986.
J.D. Lambert, “Numerical Methods for Ordinary Differential Systems”, Jonh Wiley Sons, (1993).
U.G. Pirumov e V.N. Kamsolov, “Cálculo de Escomento Desequilibrado em Tubeiras”, Boletim de AC USSR, Mecânica de líquido e de gás, N6, pp. 25-33, 1966.
S. Sallam, Stable Quadratic Spline Integration Method for Solving Stiff Ordinary Differential Equation, Applied Mathematics and Computation, 116, No. 3 (2000), 245-255.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.