Uma Análise do Comportamento de Algumas Medidas de Ajuste Usadas na Determinação dos Parâmetros de Modelos de Distribuição de Viagens
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2002.03.01.0051Resumo
Modelos de distribuição de viagens são usados no contexto de Planejamento de Transportes para estimar o número de viagens entre pares de zonas de tráfego numa área de estudo. Em geral, estes modelos possuem parâmetros que devem ser determinados para cada situação particular. Para determinar esses parâmetros algumas medidas clássicas de ajuste são usadas, tais como: princípio estatístico da máxima verossimilhança, soma média dos erros quadrados e estatística-normalizada. Na literatura encontram-se relatos de que, dependendo da medida de ajuste usada, a determinação dos parâmetros de alguns modelos pode constituir-se em verdadeiro pesadelo computacional. Neste contexto, no presente trabalho procura-se investigar o comportamento dessas medidas bem como as principais dificuldades associadas aos procedimentos numéricos utilizados para a determinação dos parâmetros de modelos gravitacionais e gravitacionais de oportunidades, os quais constituem a classe mais difundida de modelos de distribuição de viagens.Referências
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