Análise da Passagem da Célula Vermelha do Sangue Através de Poros Cilíndricos
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2002.03.01.0193Resumo
São deduzidas expressões relacionando a área da superfície da membrana e o volume das células vermelhas do sangue (cvs) com os raios e comprimentos (mínimos e máximos) dos poros, da distância entre eles e do número n de poros cilíndricos, na qual a célula é capaz de transpô-los conjuntamente. Destas equações, conclui-se que aumentando-se o número de poros restringe-se a passagem das cvs através dos mesmos, além de servir como base para um possível modelo fisiológico do fenômeno de filtração dos glóbulos vermelhos.Referências
[1] P.J. Abatti, Determination of the red blood cell ability to traverse cylindrical pores, Transactions on Biomedical Engineering, 44 (1997), 209-212.
E.A. Evans, Membrane mechanics and cell adhesion, Frontiers in Biomechanics, (1986), 3-17.
R.M. Hochmut, “Properties of Red Blood Cells ”, Handbook of Bioengineering, 12.1-12.17, New York, 1987.
J.J. Rossetto, P.J. Abatti, Determinação da habilidade da célula vermelha do sangue para tranpor dois poros cilíndricos, em “II Congreso Latinoamericano de Ingeniería Biomédica”, Havana, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.