Identificação do perfil da ionosfera utilizando lógica nebulosa: Parte I
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2014.015.01.0047Resumo
A ionossonda digital é um dos instrumentos que mede a densidade eletrônica da baixa ionosfera, através de rádio frequência, obtendo como resultado espectros de frequência em função da altura chamados ionogramas. A ionosfera pode ser analisada estudando-se alguns parâmetros críticos que indicam a altura da base da camada F(h'F), a frequência com o pico de densidade eletrônica na camada F (foF2) e a altura do pico de densidade eletrônica na camada F(hpF2). Até o presente momento, estes parâmetros são extraídos dos ionogramas de uma forma manual e dependente da interpretação de um analista. Devido à grande quantidade de dados coletados pelas ionossondas necessita-se de uma automatização deste processo de coleta e análise. Este trabalho propõe um modelo de apoio à decisão para o processo de análise dos dados coletados por ionossondas com o propósito de elevar a capacidade de compilação dos dados ionosféricos. A implementação do modelo de apoio à decisão foi estruturada em duas partes: a primeira parte propõe uma abordagem de lógica nebulosa para o problema de associação de dados, considerando as diferentes camadas ionosféricas. A segunda parte propõe o emprego de relação nebulosa como estrutura para a construção das regras de um sistema nebuloso especialista. Este trabalho apresenta apenas a primeira parte do modelo.Referências
Berkey, F. T.; Sikdar, P. Studies of the temperate e-layer using a windowed fuzzy clustering technique. Proceedings of the 11th Ionospheric Effects Symposium, Alexandria, VA, 6B, n. Issue 3, p. A082, 2005.
Bittencourt, J. A. “The Low Latitude Ionosphere: A Dynamic Computer Model”, São José dos Campos: INPE, [INPE-5965-RPQ/674], p. 214, 1996.
Klir, G. J. “Fuzzy Sets and Fuzzy Logic: Theory and Applications”. Upper Saddle River, p. 563, 1995.
Macdougall, J.W.; Grant, I.F.; Shen, X. “The Canadian advanced digital ionosonde: design and results”. URSI INAG Ionospheric Station Inf. Bulletin, UAG-104, 1995.
Pillat, V. G.,“Estudo da ionosfera em baixas através do modelo computacional LION e comparação com parâmetros ionosféricos observados”. 160 p. Dissertação (Mestrado em Física e Astronomia), UNIVAP, São José dos Campos, 2006.
Pillat, V. G., Guimarães, L.N.F., Silva, J.D.S., Fagundes, P.R., Filtragem de dados de radar visando a aplicação de lógica nebulosa. WORCAP, 8, INPE, São José dos Campos, SP, 2008.
Pillat, V. G.; Fagundes, P. R., UDIDA UNIVAP DIGITAL IONOSONDE DATA ANALYSIS. VII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IV Encontro Americano de Pós-Graduação - EPG, 4, São José dos Campos, p. 1178-1184, 2004.
Tanaka, K. “Introduction to Fuzzy Logic Pratical applications”, New York, p. 148, 1997.
Tsai, L.-C.; Berkey, F. Ionogram analysis using fuzzy segmentation and connectedness techniques. Radio Sci., 35, p. 1173-1186, 2000.
Tsoukalas, L. H., Uhrig, R. E.“Fuzzy and Neural Approaches in Engineering”, Nova York, p. 600, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.