MÉTODO DA PROCURA EM REDE MELHORADO: UMA PROPOSTA PARA A ESTIMAÇÃO DOS PARÂMETROS DO MODELO DE RAKHMATOV E VRUDHULA
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2013.014.03.0463Resumo
Neste artigo é apresentada a proposição de um novo método de estimação de parâmetros denominado Método da Procura em Rede Melhorado, que é uma extensão do método Procura em Rede Modificado para o cálculo dos parâmetros empíricos do modelo de Rakhmatov e Vrudhula utilizado na literatura para a predição do tempo de vida de baterias de dispositivos móveis. O novo método foi avaliado considerando a seguinte metodologia, inicialmente os parâmetros empíricos foram estimados considerando os métodos de estimação de parâmetros Procura em Rede Melhorado, Procura em Rede Modificado e Mínimos Quadrados, bem como os dados experimentais obtidos a partir de uma plataforma de testes, considerando uma bateria de Lhition-íon, modelo BL-5F, usada no celular Nokia 95. Em um segundo momento, o modelo de Rakhmatov e Vrudhula foi validado para cada conjunto de parâmetros obtidos, e os dados simulados a partir do modelo foram comparado com outro conjunto de dados experimentais obtidos da plataforma, e por fim foi realizada uma análise comparativa entre os resultados obtidos. A partir dos resultados das simulações verificou-se que com a aplicação do novo método ao problema de estimação de parâmetros, associado aomodelo de Rakhmatov e Vrudhula, foi possível obter uma implementação fácil e intuitiva, melhorar os resultados obtidos na acurácia do modelo, bem como preservar o tempo de execução.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.