Aplicação de Programação Inteira na Distribuição de Encargos Didáticos em Instituições de Ensino

Autores

  • Priscila Savulski Ferreira
  • Elizabeth Wegner Karas
  • F. L. Polucoski
  • Ademir Alves Ribeiro
  • Arinei L. Silva

DOI:

https://doi.org/10.5540/tema.2011.012.02.0135

Resumo

Este trabalho propõe uma formulação matemática de programação linear binária para distribuição dos encargos didáticos em uma instituição de ensino que procura maximizar a satisfação dos professores. A formulação, em duas variantes, é implementada na designação de professores às turmas ofertadas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Foi desenvolvido um sistema que permite que os professores preencham on-line um questionário com suas restrições de horários e preferências por turmas. Após a coleta das informações o sistema gera as matrizes necessárias para implementar o modelo matemático. Para analisar os resultados, define-se um índice médio de satisfação dos professores.

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Publicado

2011-06-01

Como Citar

Ferreira, P. S., Karas, E. W., Polucoski, F. L., Ribeiro, A. A., & Silva, A. L. (2011). Aplicação de Programação Inteira na Distribuição de Encargos Didáticos em Instituições de Ensino. Trends in Computational and Applied Mathematics, 12(2), 135–144. https://doi.org/10.5540/tema.2011.012.02.0135

Edição

Seção

Artigo Original