Projetos de Modulações sobre Superfícies via Sistema Integrado de Transmissão de Dados
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2008.09.03.0405Resumo
Em um sistema integrado de transmissão de sinais [3], os componentes canal-modulação-codificação são projetados de forma dependentes, isto é, o projeto de modulação é o modelo topológico do mergulho de 2-células, sobre uma superfície, do grafo associado ao canal e, o sistema de codificação é extraído de uma estrutura algébrica, o grupo de homologia de . Neste trabalho, identificaremos modelos de modulações com padrões do sistema integrado, destacando aqueles com características de espaços de sinais geometricamente uniformes [2].Referências
[1] P.A. Firby, C.F. Gardiner, “Surface Topology”, Ellis Horwood Limited, England, 1991.
G.D. Forney Jr., Geometrically Uniform Codes, IEEE Trans. Inform. Theory, 37 (1991) 1241-1260.
J.D. Lima, “Identificação e Estrutura Algébrica das Superfícies Compactas com e sem Bordos, Provenientes de Mergulhos de Canais Discretos sem Memória”, Tese de doutorado, FEEC, UNICAMP, 2002.
J.D. Lima, R. Palazzo Jr., Grupo de homologia, uma fonte natural de códigos corretores de erros, em submissão, Mossoró, 2007.
J.D. Lima, R. Palazzo Jr., Projetos topológicos de modulações sobre superfícies, em submissão, Mossoró, 2007.
R.D. Ringeisen, Determining all compact orientable 2-manifolds upon which Km,n has 2-cell embeddings. Journal Combinatorial Theory, 12 (1972) 101-104.
R.D. Ringeisen, Survey of results on the maximum genus of a graph, Journal of Graph Theory, 3 1979 1-13.
H. Seifert, W. Threlfall, “Leciones de Topologia”, Madrid, 1951.
S. Stahl, A survey of the embeddings of a graph, Journal of Graph Theory, 2 (1978) 275-298.
J.M. Wozencraft, I.M. Jacobs, “Principles of Comunication Engineering”, New York, 1965.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.