Movimento do Pólo Terrestre: Aspectos Físicos, Modelagem Matemática e Análises
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2008.09.01.0001Resumo
O pólo terrestre está em constante movimento. Tal movimento ocorre pois o eixo de rotação da Terra varia com respeito à figura da Terra. Neste trabalho, primeiramente são discutidos os aspectos físicos do movimento do pólo. Posteriormente, as componentes desse movimento são calculadas geometricamente, utilizando um rigoroso desenvolvimento matemático. Além disso, também é descrita a matriz de rotação apropriada para calcular a transformação entre os dois sistemas (o sistema convencional fixo a Terra e o instantâneo que representa o movimentodo pólo). Finalmente, as coordenadas do pólo terrestre no período de janeiro de 2006 a abril de 2008 (parte medida e parte predita) são plotadas e analisadas.Referências
[1] D. Halliday, R. Resnick, J. Walker, “Fundamentos de F´ısica I: Mecânica”. 6ed. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2002.
C. Jekeli, “Geometric Reference Systems in Geodesy”, Ohio State University, 2002.
J.F.G. Monico, “Posicionamento pelo NAVSTAR-GPS: Descrição, Fundamentos e Aplicações”, 1ed. São Paulo: UNESP, 2000.
K.P. Schwarz, J. Krynski, “Fundamental of Geodesy”, IUGG Reports - The University of Calgary, Calgary, 1997.
G. Seeber, “Satellite Geodesy: Foundations, Methods, and Applications”, Berlin, New York: Walter de Gruyter, 2003.
K.R. Symon, “Mechanics”, 3ed, Addison-Wesley Publishing Company, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.