Controle ótimo para um Sistema Caótico de Lotka-Volterra
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2004.05.02.0239Resumo
O propósito desse trabalho é encontrar uma estratégia do controle ótimo que direcione o movimento caótico do sistema de Lotka-Volterra: duas presas e um predador a um ponto fixo desejado. Este problema do controle ótimo é resolvido através da Programação Dinâmica, reduzindo o problema à resolução da equação de Hamilton-Jacobi-Bellman. A solução desta equação é procurada em forma de uma função de Lyapunov logarítmica. Para esse modelo, o algoritmo proposto demonstra a eficiência deste esquema de controle, dirigindo o sistema para o ponto fixo desejado.Referências
[1] R. Bellman, “Dynamic Programing”, Princeton, New Jersey, 1957.
M.E. Gilpin, Spiral Chaos in a Predador-Prey Model, American Naturalist, 113 (1979), 306-308.
M. Rafikov, “Aplicação de Teoria de Controle ótimo em Dinâmica Populacional ”, Anais do I Congresso Temático de Dinâmica, Controle e Aplicações, SBMAC, São Carlos, pp. 311-340, 2002.
R.R. Vence, Predation and Resource Partitioning in one Predator - two Prey, Model Community, American Naturalist, 112 (1978), 797-813; An Evolution, 13 (1998), 325-329.
V. Volterra, “Leçons sur la Théorie Mathematique de la Lutte pour la Vie”, Gauthier-Villars, Paris, 1931.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.