Funções e Novas Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2002.03.01.0111Resumo
Apresentamos e analisamos algumas atividades para ensino de funções com recursos computacionais, direcionadas a alunos de graduação e professores de ensino médio. Procuramos estimular a conexão entre as três representações fundamentais de funções (analítica, gráfica e numérica) a partir da análise crítica de resultados muitas vezes inesperados fornecidos pela máquina.Referências
[1] A.M.C. Abrahão, “O Comportamento de Professores Frente a Alguns Gráficos de Funções f : IR ! IR Obtidos com Novas Tecnologias”, Dissertação de Mestrado, Departamento de Matemática, PUCRJ, Rio de Janeiro, RJ, 1998.
E. Belfort e L.C. Guimarães, Uma experiência com software educativo na forma cão continuada de professores de matemática, em “Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática”, Vol. II, pp. 376-379, SBEM, 1998.
E. Belfort, L.C. Guimarães e R. Barbastefano, Geometria dinâmica e demonstra ções na formação continuada de professores, em “Anais do Cabri World 99”, Vol. eletro, Cabri World, 1999.
V. Giraldo e L.M. Carvalho, Funções e novas tecnologias: algumas perguntas, em “Anais do III Seminário: A Pesquisa em Educação Matemática no Rio de Janeiro”, Vol. 1, pp. 24-29, SBEM/RJ, 2000.
J.D. Monaghan, S. Sun e D. Tall, Construction of the limit concept with a computer algebra system, em “Proceedings of the International conference of the International Group for Psycology of Mathematics Education”, (J.P. da Ponte e J.F. Matos, eds.), Vol 3, pp. 279-286, ICME, 1993.
A. Sierpinska, On understanding the notion of function, em “MAA Notes and Report Series” (G. Harel e E. Dubinsky, eds.), Vol. 4, pp. 25-58. 1992.
D.O. Tall, Biological brain, mathematical mind & computational computers, em “ATCM Conference”, pp. 1-18, ATCM, 2000.
D.O. Tall, Cognitive development in advanced mathematics using technology, Mathematics Education Research Journal, 12 (2000), 210-230.
D.O. Tall, Concept images, generic organizers, computers & curriculum change For the Learning of Mathematics, 9 (1989), 37-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.